sexta-feira, 29 de julho de 2011









informas de um jeito divertido os q espalharam a peste negra ou peste bobonica, ah bactéria para a pulaga, a pulga p/ o rato o rato para os seres humanos...













como enrolar fazendo trabalhos de ciências, e como as crianças estão fazendo isso...

domingo, 24 de julho de 2011

Museu do Crime - USP

Comecei o passeio por dentro do museu pelas drogas, depois pelas máquinas de jogos antigas (utilizadas para ganhar dinheiro fácil as custas dos vícios dos outros). Entrei na sala dos bonecos e lá estavam os rostos dos bandidos mais conhecidos e suas histórias. Pude ver também, alguns objetos reais como a mala, do famoso crime da mala, fotos de crimes, instrumentos usados para matar, etc.
Além disso, no museu existem "armas" feitas com caneta, lençóis, alumínio de marmita e outras coisas bizarras; e o pior é que essas armas estranhas funcionam! Enfim, eu adorei rever tudo aquilo e super recomendo a vocês!




Localização: prédio da Polícia Civil, na Cidade Universitária - USP.

Bárbara.

Tirinha de ciência




Público: adolescentes e jovens.

A tirinha acima tem como finalidade, nos dizer que um iceberg não é um cubinho de gelo que por ter menor densidade, não afunda na água; e sim que ele tem uma continuidade, ou seja, a parte que se vê, acima do nível do mar, é apenas uma pequena parte de um imenso bloco de gelo que ele é.

Caso o Código Florestal Brasileiro mude, quais mudanças os répteis irão sofrer com a proposta?

Público: adolescente ou adulto com um conhecimento básico no assunto.

A partir de uma avaliação sobre fauna de nosso país, especialistas resolveram adotar uma série de mudanças no que se diz Código Florestal Brasileiro, afim de proteger mais de 700 espécies.
Há um código que faz com que os répteis da região das bacias e microbacias hidrográficas sejam afetados, e caso não sejam feitas alterações neste código, esses animais seriam seriamente prejudicados.
A variação de indivíduos em pequena quantidade em áreas como as próprias bacias seriam representadas de modo mais adequado, podendo então então, serem recolhidos dados de crescimento ou decréscimo, além de representações de animais como répteis.
O código que será utilizado para substituir o antigo que anda causando uma série de "percas", consiste em excluir as Áreas de Preservação Permanente (as APPs) e até em reduzir um pouco as larguras de matas ciliares (próximas aos cursos d'água, já que grande parte dos répteis vivem na altitude em áreas de matas, e com isso nessas áreas algumas espécies de répteis se tornaram mais vulneráveis, com mais tendência a extinção.
A ideia de um novo código não tem somente essas finalidades: usando espécies de plantas (em sua maioria exótica) serão recuperadas e cultivadas.
Algumas espécies de répteis não sobrevivem em lugares que já tiveram interferência do Homem (como as florestas exóticas), de forma que se possa ter Reservas Legais dentro de unidades de conservação. Mesmo com tudo isso, muitas espécies só podem se encontradas apenas em uma área e as Unidades de Conservação não bastariam para a sua manutenção.
Todas essas mudanças a respeito do Código Florestal serão repensadas, então, por alterações biológicas dentro da fauna de répteis do nosso país; e como se não bastassem todos esses "transtornos", algumas fórmulas de potencial farmacêutico (contidas em venenos, por exemplo) poderiam ser perdidas, caso o réptil que o possua seja extinto.

Bárbara

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aula Prática: Museu de Microbiologia (Butantan) - 2ª Visita




A Segunda aula prática no Museu de Microbiologia foi muito produtiva para os Alunos da Pré-Iniciação Científica, segundo eles, uma das melhores aulas.

Com a atenciosa equipe que os auxiliou, os alunos aprenderam diversas práticas biológicas como o manejamento de equipamentos escpecializados, entre outros.
Conforme as fotos, leia a legenda e fique por dentro de tudo que rolou:










Visualização de Materiais a serem utilizados, dentre eles, folhas,
protozoários [...]










Explicação Prática de como Manejar os equipamentos (Microscópio, Lâminas e Lamínulas).











Foi dada uma receita de uma gelatina Salgada de Carne, usada para alimentação e sobrevivência de Bactérias para experimentos.















Existe uma espécie de estufa super higienizada em que são feitos alguns experimentos, em seu interior, existe uma máquina de esterilização que chega a 800ºC, descarte, corantes e todos os materiais necessários.












Explicação dos resultados do experimento da primeira visita "Bactérias mão suja/mão limpa"













Leitura do Slide Explicativo (Toxinas) e início da Atividade de Montagem


Dado o desafio, os alunos montam as peças que correspondem ao material das toxinas.










Contentes, os alunos finalizam a montagem.













Ao final, a equipe se junta para tirar uma foto de um produtivo dia de atividades e conhecimento!











POSTAGEM POR: Camila A. S. Pellicciari

Mudança do Ambiente, sinônimo da mudança de Sobrevivência? Os Répteis respondem!



Cobras, Jacarés, Sapos, Lagartos sendo tenebrosos ou curiosos são animais surpreendentes não é mesmo? Além de surpreendentes, esses animaisinhos são essenciais para nosso ambiente e até mesmo nossa sobrevivência; você sabia que remédios e vacinas contra picadas de cobras são feitas a partir de seu próprio Veneno? Ou seja, é curioso ver como algo que pode te prejudicar, também pode te ajudar!

A partir dessa importância que esses animais podem nos trazer, há uma discussão á respeito de mudanças de algumas regrinhas do "Código Florestal Brasileiro", o que pode causar alguns problemas para 721 espécies de répteis (alguns dos bichinhos citados no início do texto). Por outro lado, existe uma lei que obriga uma pessoa que fez alguma modificação na vida dos nossos amiguinhos a prestar uma ajuda a eles caso necessário.

Você imagina o que é APPs ? Não, não são apenas letras, é uma sigla que quer dizer: "Áreas de preservação Permanente" que são locais próprios para sobrevivência de répteis. Imagine seu quarto sem o que você gosta e cheio de coisas esquisitas que pessoas estranhas colocaram; você se sentiria bem dentro dele? O mesmo serve para os répteis quando os seres humanos bagunçam a natureza, que é o local onde habitam.

Os humanos já mudaram tanto a casa desses animais que mesmo que fossem criadas diversas unidades de conservação (como você aprendeu, as chamadas APPs), elas não seriam suficientes para todos os que precisam de ajuda.

Se realmente acontecerem mudanças no "Código Florestal Brasileiro" o impacto será grande para os animais; explicando melhor, esse "Código Florestal" é considerado um protetor dos bichinhos, se ele mudar, é capaz que os répteis se prejudiquem, morram e até mesmo desapareçam; Seria um prejuízo Nacional, afinal, precisamos deles!



Por: Camila A. S. Pellicciari



-Trabalho de Alteração Escrita.


Texto Original: "Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis Brasileiros"


Público: Infantil